Brasil: neoliberalismo versus democracia

0

Brasil: neoliberalismo versus democracia, Alfredo Saad Filho e Lecio Morais, Boitempo editorial, 2018; por Alexandre Marinho Pimenta, Mestre em Sociologia pela UnB e membro do Conselho Consultivo de marxismo21.

 I. No final do ano passado, a Boitempo publicou a edição de uma obra que se soma aos vários diagnósticos sobre a recente, prolongada e profunda crise brasileira. Brasil: neoliberalismo versus democracia, de Alfredo Saad Filho e Lecio Morais, é o título dessa obra que já possuía versão em inglês, editada, meses antes, pela Pluto Press. Entretanto, a edição brasileira é acrescida de um posfácio, que dá ainda mais atualidade ao livro, assim como uma orelha inédita de Lena Lavinas.

Saad Filho e Morais acumulam significativa produção acadêmica sobre o objeto que ora se debruçam, em capítulos de livros e periódicos nacionais e internacionais. As dinâmicas econômicas e políticas do neoliberalismo, sobretudo no Brasil contemporâneo, já são fruto de longa reflexão dos autores, e podemos entender o livro tal qual eles afirmam no prefácio dessa nova obra: uma consolidação, um ponto de chegada.

Mas não só. Um livro que insiste em falar da crise, enquanto essa ainda persiste, é, também, assumidamente, uma intervenção, um discurso político. De novo, são os autores que o dizem: “visamos apoiar novas formas de organização econômica e de contestação política e a construção de alternativas democráticas e socialmente inclusivas para superar os limites do neoliberalismo.” (p. 16).

Esta resenha, primeiramente, apresentará o livro e seus pontos centrais. Logo após, realizaremos uma crítica geral do mesmo, assim como uma polêmica mais aprofundada de alguns aspectos do diagnóstico e prognóstico proposto pelos autores sobre a crise brasileira. ler mais

Comments are closed.

Powered by themekiller.com